A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Regional de Itapemirim, em ação conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Vigilância Sanitária Estadual e a Vigilância Sanitária Municipal, descobriu, nessa terça-feira (19), um laboratório clandestino de produção de suplementos alimentares e medicamentos terapêuticos no bairro Campo Acima, em Itapemirim.
No local, foram apreendidos cerca de 500 quilos de produtos. De acordo com o delegado adjunto da Delegacia Regional de Itapemirim, Daniel de Araújo Santos, a fabricação e a distribuição de produtos sem registro e sem controle de qualidade podem causar sérios danos aos consumidores.
“O espaço funcionava de forma totalmente irregular, sem qualquer autorização dos órgãos competentes, colocando em risco a saúde da população. Os responsáveis pelo local serão investigados por crimes contra a saúde pública, conforme prevê o Código Penal e a legislação sanitária em vigor, além das infrações administrativas de competência dos órgãos de vigilância sanitária”, explicou o delegado.
As investigações prosseguem com a análise do material apreendido, perícias técnicas e oitivas dos envolvidos. A Polícia Civil e os órgãos de vigilância sanitária reforçam o compromisso de proteger a saúde da população e alertam sobre os riscos do consumo de substâncias adquiridas em locais não autorizados.