Após comentário transfóbico direcionado à deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) no X – antigo Twitter -, Sérgio Maurício foi afastado provisoriamente das transmissões da Fórmula 1 da Band, segundo o colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo. Na manhã desta quarta-feira, 26, o narrador já ficou fora da exibição dos testes de pré-temporada no Bandsports.
Uma publicação feita pelo perfil atribuído ao comunicador não poupou Luiza Trajano, empresária proprietária da rede Magazine Luiza. “Vai dar meia hora de bunda, dona Magalu, que rima com cu”, disparou o perfil, que foi deletado depois da fala sobre Erika Hilton repercutir negativamente.
Sem Sérgio Maurício, Napoleão de Almeida assumiu o posto nas atividades do dia na F1. De acordo com o jornalista, a troca aconteceu de última hora e por determinação da direção da emissora.
Enquanto o canal define o restante da temporada, a alteração teria o objetivo de preservar a equipe de transmissão, a emissora e o próprio narrador.
No último domingo, 23, Sérgio Maurício se referiu a Erika Hilton como “uma verdadeira fake news humana essa coisa” ao comentar publicação do usuário Oliver Noronha. Na publicação original, o rapaz tratou a política no pronome masculino e afirmou que a parlamentar “tem alguns problemas de aceitação bem alarmantes”.
Após a repercussão negativa entre os internautas, a conta foi desativada na plataforma. Ao colunista, o narrador negou que o perfil fosse dele.
Procurada pelo Terra sobre o possível afastamento de Sérgio Maurício, a Band afirmou que não tem nada a declarar.
Fora das redes sociais
Essa não é a primeira vez que Sérgio Maurício desativa as redes sociais após se envolver em uma polêmica. Em 2022, ele também desativou seus perfis devido à repercussão negativa de um comentário que fez sobre a torcida do Flamengo durante a transmissão da Fórmula 1.
Na ocasião, ao avistar uma bandeira do Botafogo na torcida, o narrador respondeu ao coordenador da transmissão e disse: ”Vê se tem flamenguista lá, tudo duro e favelado”. A conversa foi transmitida pelo YouTube do BandSports, que exibe os bastidores da cobertura da equipe da Band.
Antes de desativar sua conta no Instagram naquele ano, após o trecho repercutir nas redes sociais, o narrador usou seu perfil para se desculpar pela “brincadeira imprópria”. ”Vi uma bandeira do Botafogo e quis registrar aquilo, como botafoguense que sou. No momento seguinte, fiz uma brincadeira que, em momento nenhum, tive intenção de menosprezo, discriminação ou qualquer outra interpretação racista”, disse.