Vocalista do R.E.M.(Vídeo) apoia boicote à Meta contra “avanço da extrema direita”

Por: Redação

24

/01

/2025

 - Atualizado há 2 semanas ago

Responsável por redes sociais como Facebook, Threads, Instagram e WhatsApp, a Meta recentemente anunciou políticas controversas para as suas plataformas. As decisões ganharam repercussão mundial e causaram revolta na internet.

Como divulgado pelo presidente Mark Zuckerberg, o programa de verificação de fatos foi encerrado. Sendo assim, não será mais possível que terceiros chequem informações nas postagens das redes. A ideia é trabalhar em conjunto com o presidente americano eleito Donald Trump “para combater supostas tentativas de censura”, conforme o g1.

Além disso, as diretrizes agora permitem que doenças mentais sejam associadas a gênero ou orientação sexual “considerando discursos políticos e religiosos sobre transgenerismo e homossexualidade”, segundo as regras. A empresa ainda acabou com seus programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).

Por isso mesmo, um movimento chamado “Lights out Meta”, em boicote à Meta entre os dias 19 e 25 de janeiro, ganhou força online. Michael Stipe não só divulgou a ação, como também confirmou sua participação no protesto – cujo intuito, nas palavras do vocalista do R.E.M., é manifestar-se contra o avanço da extrema direita.

Ele escreveu:

“Vou ficar desconectado das redes sociais por uma semana. Por favor, considerem fazer o mesmo para que corporações como a Meta percebam que ajudar a promover a extrema direita nos Estados Unidos e no mundo todo pode trazer consequências. Ou estamos tão viciados que não conseguimos nos desconectar nem por uma semana? Estou muito feliz em me afastar por uma semana como forma de protesto – e então voltarei e decidirei o que fazer a partir daí.”

Vale destacar que Stipe declarou publicamente o seu voto em Kamala Harris, concorrente de Trump, na última eleição presidencial. O artista cantou em comício da candidata democrata, dividindo o palco até mesmo com Jon Bon Jovi no dia 3 de novembro, na Geórgia. Juntos, apresentaram uma versão de “The One I Love”, do R.E.M.

Pela primeira vez em 15 anos, os integrantes do R.E.M. reuniram-se para uma apresentação ao vivo. A banda realizou a performance surpresa após introdução ao Songwriters Hall of Fame, em junho, em Nova York, nos Estados Unidos.

Michael Stipe (voz), Mike Mills (baixo), Peter Buck (guitarra) e Bill Berry (bateria) executaram “Losing My Religion”, clássico presente no álbum “Out of Time” (1991), em formato acústico. A ocasião também marcou a primeira performance ao vivo da banda com Berry em 17 anos.

Até então, os músicos haviam tocado juntos pela última vez em março de 2009. Na ocasião, também em Nova York, apresentaram “E-Bow the Letter” ao lado de Patti Smith. Pouco depois, em setembro de 2011, anunciaram o fim das atividades.

De qualquer forma, durante entrevista no programa televisivo CBS Mornings — a primeira como grupo em 30 anos —, os integrantes da banda reafirmaram que não há qualquer planos de retomar as atividades.

Compartilhe: 

Sugestões