Na terça (14), o posto de combustível Oásis, informou o fim de seus serviços no centro de Cachoeiro/ES. O posto está ali por décadas, ocupando a praça Dr. Luiz Tinoco da Fonseca. Desde 2015, ele e outros imóveis e estabelecimentos estão irregulares e o prazo de concessão de uso do logradouro público, expirou.
No dia 07/01/24, terminou, também, o prazo dado pelo TJE (Tribunal de Justiça do Espírito Santo) para a saída. No Instagram a postagem do posto explicava: “É com profunda tristeza e indignação que comunicamos a vocês, clientes e amigos, o encerramento das atividades do Posto Oasis. Queremos agradecer o apoio e ajuda de todos vocês durante todo esse tempo!”
Com isso, a Prefeitura de Cachoeiro, dona do terreno, poderá dar continuidade às obras de macrodrenagem, cujo traçado passa pelo local e, na sequência, edificar praça pública, como era antes da concessão à iniciativa privada.
Apesar de seu nome ser reconhecido, poucos sabem onde está localizado na Praça Dr. Luiz Tinoco da Fonseca, em Cachoeiro. Cerca de 60 anos atrás, as árvores e a área de convivência que eram utilizadas coletivamente foram substituídas por um posto de gasolina, segundo o próprio, inaugurado em 22 de julho de 1975, e estabelecimentos comerciais . Essa é uma área atualmente ocupada pelo Posto Oásis.
A Justiça determinou recentemente que toda a área deve ser devolvida ao município e recuperar a sua função original: uma praça.
Comerciantes envolvidos, incluindo os donos do posto, fecharam acordo judicial comprometendo-se a desocupar o local até o último dia 8, permitindo que a prefeitura tome as medidas necessárias.
Com o progresso das obras de macrodrenagem na região, a prefeitura elaborou projeto de revitalização do espaço, transformando-o em uma área de convivência, com iluminação adequada, paisagismo e disponibilidade para food trucks.