As bolhas são brancas porque,quando a luz branca incide sobre elas, ocorrem múltiplas reflexões e refrações que decompõem a luz em todos os núcleos do arco-íris. Com o grande número de bolhas na espuma, essas cores se misturam novamente, e essa soma de todas as cores é percebida pelo nosso olho como branco.
Como funciona a luz e as bolhas:
Cada bolha é como um prisma: Quando a luz atinge a superfície de uma bolha, ela é dividida em todos os núcleos do espectro visível, de maneira semelhante a um prisma.
Múltiplas interações: A luz, então, reflete em várias superfícies dentro da espuma, ricocheteando entre as bolhas como num jogo de espelhos.
A soma das cores é o branco: Como cada raio de luz contém uma cor diferente, todos os raios de todas as cores são refletidos para os nossos olhos simultaneamente. A combinação de todos esses núcleos resulta em cor branca.
Por que a cor do sabão não aparece:
Um filme fino de sabão que envolve cada bolha é muito mais fino do que o ar dentro da bolha.
Essa fina camada de sabão, mesmo que colorida, não é forte o suficiente para absorver a luz de forma a dominar o efeito visual. O efeito predominante é a reflexão e refração da luz nas superfícies das bolhas.
Outro exemplo semelhante:
Um exemplo parecido é o de um monte de cristais de açúcar. Um único cristal é transparente, mas quando juntamos muitos, a massa de açúcar se torna branca. Da mesma forma, muitas bolhas pequenas de ar resultam em uma espuma branca.