O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou no último dia 30 de julho de 2025, o desbloqueio das redes sociais do deputado estadual Capitão Assumção (PL-ES). A decisão foi confirmada pela defesa do parlamentar. Desde dezembro de 2022, Assumção estava impedido de realizar publicações em suas plataformas digitais.
A conta do parlamentar no Instagram já voltou a ficar ativa e pode ser acessada pelo link: @capitaoassumcao.
O bloqueio foi determinado quando o deputado foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Na ocasião, por decisão de Moraes, ele passou a utilizar tornozeleira eletrônica, foi proibido de acessar as redes sociais e teve restrições de locomoção impostas.
Assumção, que é um defensor declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem se posicionado de forma contundente contra integrantes do Judiciário. Ele é um dos parlamentares capixabas mais críticos ao ministro Alexandre de Moraes e também ao atual ministro do STF e ex-ministro da Justiça, Flávio Dino.
Natural de Ecoporanga, no Noroeste do Espírito Santo, Capitão Assumção tem 61 anos e foi eleito em 2022 com 98.669 votos. Sua trajetória é marcada pela formação militar: iniciou a carreira em 1977 como soldado, formou-se sargento em 1983 e concluiu o curso de oficiais entre 1992 e 1994.
Apesar da liberação do perfil no Instagram, o parlamentar segue com bens e salários bloqueados, continua obrigado a usar tornozeleira eletrônica e permanece sob restrição de locomoção